Coala Notícias

Atenções e cuidados que devemos ter com nossas unhas

A unha é uma estrutura do corpo humano formada basicamente por queratina. Ela possui a função de oferecer proteção aos dedos. Além disso, ela auxilia na hora de manipular objetos pequenos.

Elas também são uma parte importante que compõe o visual da mulher, visto que uma unha bem cuidada transmite autocuidado e zelo, além de aumentar a autoconfiança dela.

Portanto, confira aqui dicas de atenções e cuidados que devemos ter com nossas unhas:

Cuidado ao utilizar produtos de limpeza

Na hora de limpar a casa ou lavar louças é comum que se utilize produtos que possuem uma alta quantidade de detergente ou substâncias fortes.

Esses compostos podem acabar danificando tanto as unhas quanto as mãos, o que pode deixar as unhas mais fracas e quebradiças, além de ressecar as mãos podendo chegar a causar feridas.

Por isso é recomendado que se utilize luvas ao manusear esses produtos. A luva garante que as substâncias não entrem em contato com a pele e as unhas e desse modo evita que elas sejam danificadas.

Utilize produtos que fortalecem as unhas

Atualmente, existem produtos que podem ser utilizados para nutrir, fortalecer e proteger as unhas. Esses produtos são as bases, que podem ser encontradas com diferentes funções que são:

  • Base fortalecedora;
  • Base para crescimento;
  • Base protetora;
  • Base niveladora.

Dessa forma, apesar de cada uma possuir uma função diferente, todas elas possuem a função de proteger a unha e prepará-las para o esmalte.

O fato de existirem diferentes tipos de base te dá a oportunidade de escolher a que mais atende sua necessidade, seja fortalecê-las para evitar quebras ou estimular seu crescimento.

Por formarem uma camada entre a unha e o esmalte, seu uso também garante que o esmalte não penetre na unha e acabe manchando-a.

Dê um tempo para as unhas respirarem

Apesar de ser tentador manter as unhas feitas e pintadas o tempo todo, é importante ter em mente que elas precisam de um tempo para respirarem.

Portanto, é importante manter um intervalo de no mínimo 1 dia para esse descanso. Esse período pode ser utilizado para hidratá-las juntamente com as cutículas.

O tempo de descanso também evita o aparecimento de fungos na superfície das unhas.

Dê preferência para removedores de esmalte sem acetona

Apesar de ser uma substância extremamente comum e muito utilizada no mundo das manicures, esse produto pode ressecar as unhas.

Dessa maneira, dê preferência à alternativos que não possuem esse composto em sua composição. Caso não seja possível, use a menor quantidade possível.

Cuidado na hora de lixar as unhas

Na hora de lixar as unhas é importante tentar ao máximo respeitar o formato natural da unha, que é arredondado. Pois forçar o formato quadrado pode enfraquecê-las.

Além disso, nunca lixe a parte de cima da sua unha, porque isso remove uma parte da queratina o que causa seu afinamento e a deixa frágil.

Também deve-se evitar os movimentos de ida e volta ao lixá-las, pois isso pode rachar, descamar ou até mesmo quebrá-las.

Cuide bem das cutículas

Além do cuidado com as unhas, é importante cuidar bem das cutículas, pois elas são responsáveis por proteger as unhas.

Outro ponto importante, é que não é indicado removê-las por completo, pois isso pode deixar a unha vulnerável a infiltrações de fungos e bactérias.

Portanto, para garantir a boa aparência das unhas sem deixá-la vulnerável, é importante mantê-las hidratadas e na hora de fazê-las, deve-se retirar somente o excesso.

Alimente-se de maneira saudável

Assim como a pele e o cabelo, a aparência das unhas também é influenciada pela alimentação. Desse modo, a falta de vitaminas pode deixá-las quebradiças.

Portanto, é importante manter uma dieta balanceada para que suas unhas fiquem sempre fortes e bonitas.

Caso suas unhas continuem fracas mesmo se alimentando de modo que não haja nenhum déficit vitamínico, deve-se procurar um profissional para descobrir a causa do enfraquecimento.

Evitar roer as unhas

O hábito de roer as unhas é uma atitude disfuncional, o que significa que é uma ação que apesar de muitas vezes ser feita inconscientemente trazem consequências.

A onicofagia, em alguns casos, pode chegar a ferir as cutículas e o próprio dedo.

Além disso, esse hábito pode causar doenças, visto que existem vários microrganismos nas mãos, e o ato de levá-las à boca contribui para a infiltração deles no corpo.

Diferença entre unhas saudáveis e não saudáveis

É possível saber se suas unhas estão saudáveis ou não pela aparência e algumas características.

Desse modo, para conseguir diferenciá-las é importante conhecer as características de unhas saudáveis e não saudáveis.

A unha saudável apresenta:

  • Uma coloração entre branco-rosada;
  • Cutículas que crescem;
  • Tamanhos padrões e a cor branca nas pontas;
  • Uma pequena mancha que se assemelha a um semi-círculo próximo à cutícula.

Já as unhas não saudáveis apresentam:

  • Rachaduras e descamações, que podem ser sinal da falta de algum nutriente;
  • Avermelhamento e inchaço das cutículas, o que
  • Coloração amarelada, que pode ser sinal de algum complicações no pulmão ou fígado;
  • Superfície irregular também pode significar algum distúrbio de saúde.

Seguindo essas dicas você será capaz de manter suas unhas fortes e saudáveis. Além disso, não é recomendado compartilhar objetos como alicates e lixas, pois eles podem se tornar fontes de contaminação quando utilizados por várias pessoas.

Também, por saber diferenciar uma unha saudável de uma não saudável, você é capaz de saber quando procurar ajuda profissional pela aparência das suas unhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.