Coala Notícias

Carro não liga: o que pode ser e o que fazer?

O seu carro não liga e você não sabe o motivo?

Esse problema é muito comum, considerando que pode ser causado por diversos motivos.

Logo, antes de se desesperar, leia esse artigo em que nós separamos as principais causas para esse problema e o que fazer:

Carro não liga, o que pode ser?

Como dito, existem uma série de situações que podem estar por trás do seu carro não ligar.

Veja aqui quais são as causas mais comuns:

Falta de combustível

A falta de combustível é o principal motivo e a principal indagação quando se trata desse problema. A falta de combustível, por sua vez, não está associada apenas ao esquecimento, mas também pode se tratar de um defeito no medidor.

O problema no medidor está associado a falha na boia, que acaba por medir a quantidade de produto no tanque de forma errada. Uma vez que isso acontece, ela acaba emperrando e o indicador no painel não aponta a ausência de gasolina ou álcool.

Esse problema pode ser fruto de um combustível adulterado, também acontecendo frequentemente em carros que passaram muito tempo sendo abastecidos com álcool.

Por fim, outro problema associado é a falta de gasolina nos reservatórios de partida a frio, que acabam por acontecer em alguns carros. Outra hipótese é que o combustível está estragado, que deve ser trocado.

Casos que não estejam associados a falta literal de combustível devem ser solucionados por um profissional capacitado.

Bateria

Outro fator que pode ser o motivo do carro não ligar é a bateria descarregada. Um dos principais motivos da perda de bateria é o fato de se esquecer de ligar a luz ou o rádio por constante vezes.

É sempre importante ter em mente que um carro sem bateria ou com algum defeito na bateria não será capaz de se movimentar, devendo-se assim considerar o seu bem-estar.

Casos em que o carro não dá partida, mas o painel do carro esteja aceso, o problema pode está associado tanto a bateria quanto ao alternador, que pode está quebrado ou com algum defeito.

Uma vez que o alternador não recarrega a bateria, ela é usada até o fim, sem que haja a reposição da recarga. Para solucionar esse problema, é necessário levar o carro a uma empresa especializada em recarga ou troca de bateria.

Problema na chave do veículo

O problema do carro não ligar pode estar na chave do veículo. Nesse caso, o problema pode acabar sendo um tanto fácil de ser solucionado.

Esse problema tende a acontecer em carros modernos em que a chave possui um chip que analisa o veículo quando o liga. O defeito na chave pode ser resultante da falta de cuidado ou mau uso, que acaba danificando o chip.

Caso a chave não esteja girando totalmente, o problema pode estar na leitura ou na própria chave.

Compressão do motor

A compressão é essencial para que haja funcionamento do motor, influenciando diretamente em seu resultado.

A taxa de compressão do motor, por sua vez, é o indicador que mostra a quantidade de vezes em que o combustível e ar foram comprimidos dentro dos cilindros do motor. É após esse período que se é possível ter início a combustão, em que o combustível é queimado e o veículo pode funcionar.

Em casos em que a taxa de compressão se encontra muito baixa, o motor não terá impulsionamento para funcionar, o que o fará suspender as suas atividades. Problemas relacionados ao local podem ser resultantes de um dano mecânico, junta do cabeçote queimada, superaquecimento dos cilindros, do escapamento do ar ou pelo acúmulo de carbono.

Superaquecimento

O superaquecimento do carro é a causa mais fácil de ser identificada, já que o aumento de temperatura causa o aparecimento de fumaça. Quando acontece de o carro parar de funcionar, sendo seguido de dissipação de fumaça, o problema está no aumento de temperatura do motor.

Dessa forma, é necessário esperar o motor esfriar, para que em seguida se possa completar o nível d’água. Logo, para evitar essa surpresa desagradável, é importante se atentar a casos de vazamento ao abastecer, buscando sempre analisar a integridade da tampa do reservatório.

Uma vez que o problema persista, é necessário levar o carro a uma oficina especializada.

Alarmes

O sistema de alarme pode estar associado a interrupção do funcionamento do carro quando instalado incorretamente, fazendo com que a memória do módulo de injeção seja danificada e que a sua alimentação seja interrompida.

Esse problema é causado por manutenções incorretas, por isso é importante optar sempre por um profissional capacitado e por manter as revisões do veículo em dia. Além disso, vale se certificar sempre da validade de itens como óleo e filtros e se as peças substituídas são de boa qualidade.

o que fazer quando o carro nao liga

LEIA TAMBÉM: Indústria 4.0: a quarta revolução industrial

O que fazer quando o carro não liga?

Como visto, os problemas que fazem o carro não ligar podem ser solucionados por meio de manutenções periódicas e bem feitas, além da periodicidade de cuidados cotidianos feitos pelo próprio dono do veículo.

Logo, para evitar momentos desagradáveis com o automóvel, não hesite em tomar os cuidados necessários, que podem acabar passando com a correria do dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.