Coala Notícias

Saiba como fazer a hidratação com óleo de coco

O cabelo influencia em nossa estética e aparência, cuidar dos fios é tão importante quanto cuidar das unhas e atualmente muitas tecnologias e tratamentos foram desenvolvidas para melhorar a aparência dos fios. Uma delas é a hidratação com óleo de coco.

O óleo de coco é um composto que oferece muitos benefícios para nossos cabelos, tanto que hoje já existem muitas variações deste tipo de hidratação. Como a hidratação com óleo de coco caseira, que é uma opção mais barata de cuidado com os fios.

Neste texto vamos mostrar as formas de fazer a hidratação com óleo de coco e quais os seus benefícios para nosso cabelo.

Como fazer a hidratação com óleo de coco?

A estética de nosso corpo não depende somente da aparência dele, como quando percebemos o surgimento de varizes e já ficamos desesperados, mas também da aparência dos fios.

Considerando os cuidados com a estética capilar, a hidratação muda de acordo com cada tipo de cabelo. Vamos te mostrar as diferentes formas de fazer a hidratação com óleo de coco de acordo com seu tipo de cabelo.

como fazer hidratação com óleo de coco

Em cabelos crespos

Este tipo de cabelo possui os fios em formato circular desde a raiz. Esse formato permite que o próprio cabelo seja uma barreira onde a oleosidade do couro cabeludo escorre até os fios. Assim, o óleo vai te ajudar a manter a hidratação de seus fios.

Em cabelos crespos sem enxágue

Para este tipo de hidratação, coloque um pouco do óleo de coco em suas mãos e espalhe ao longo dos fios sem que ele chegue à raiz. 

O óleo deixa o cabelo com um aspecto brilhante e mais escuro e as partes ressecadas ficam com aquela aparência de hidratação.

Existem vários tipos de cabelos crespos, e alguns podem necessitar de óleo apenas na ponta, por isso é importante ir testando aos poucos qual a melhor forma para seu caso.

Lembre-se também de aplicar poucas quantidades do produto no cabelo, por se tratar de um óleo, ele pode contribuir para o aumento da oleosidade no cabelo. 

A hidratação profunda do fio crespo

Nesta hidratação você vai precisar aplicar uma boa quantidade de óleo no cabelo ainda sujo, deixando o produto de 30 a 6 horas. 

Separe mecha por mecha para aplicar o óleo de coco, e após esse período, lave os fios com shampoo e condicionador, seu cabelo vai ficar mais macio, sedoso e brilhante.

Na pré-lavagem convencional

Alguns dos shampoos convencionais possuem em sua composição o lauril sulfato de sódio, substância que pode danificar nosso couro cabeludo, e prejudicar a saúde de nossos fios.

Para evitar que isso aconteça, você precisa aplicar o óleo de coco antes de lavar o couro cabeludo, ou abandonar de vez este tipo de shampoo.

No cabelo liso ou ondulado

Nos casos de cabelo liso ou ondulado que possuem cachos mais abertos ao longo do fio, a oleosidade consegue escorrer com maior facilidade até o meio ou final do cabelo.

Existem alguns casos, em que o cabelo nem possui cachos, o que beneficia esse escoamento da oleosidade, e quanto mais liso o cabelo for, mais oleoso ele é.

Nesses casos, a hidratação com óleo de coco sem enxágue não é tão necessária. Mas aqueles em que os fios forem muito ressecados, aplicar apenas uma pequena quantidade dele nas pontas secas pode ajudar.

Hidratação profunda no cabelo liso ou ondulado

Para estes tipos de cabelos a hidratação profunda também deve ser feita mecha por mecha, e você também deverá deixá-la no cabelo de 30 minutos a 6 horas. Depois lave normalmente com o shampoo e condicionador que preferir.

Feita com óleo de coco na pré-lavagem

Assim como no caso do cabelo crespo, no de lisos e ondulados os shampoos convencionais removem a capa de oleosidade que protege nosso couro cabeludo, e por isso eles podem danificar os fios. E para evitar que isso ocorra, aplique o óleo de coco antes da lavagem convencional.

Nos tipos de hidratação profunda, você também pode acrescentar uma colher de sua máscara de hidratação ao óleo de coco.

Benefícios do óleo de coco para o cabelo

Sendo uma das descobertas dos últimos anos no mercado dos tratamentos capilares, ele é uma alternativa natural e saudável para cuidar de nossos fios, e por isso, é um dos preferidos entre os tipos de cabelo cacheado e crespo.

Fonte de vitaminas e ácidos graxos, ele penetra profundamente as cutículas das fibras capilares, o que produz o brilho, maciez no cabelo e deixa suas pontas hidratadas. 

Um derivado de frutos de coqueiro, ele também é rico em carboidratos, vitaminas e minerais que além de beneficiarem os cabelos, podem trazer benefícios a nossa saúde.

Saiba que o óleo de coco também é muito usado em cozinhas na preparação de alimentos, ele ainda pode ser encontrado em diversos outros cosméticos.

Contudo, quando usado nos cabelos, ele garante resultados incríveis. Separamos alguns dos principais benefícios do óleo de coco para os cabelos:

  • Nutrição e hidratação;
  • Brilho;
  • Proteção contra os efeitos do envelhecimento e a perda excessiva dos fios, até mesmo a calvície;
  • Camada protetora contra agentes externos como o sol, poluição, secador e chapinha;
  • Estímulo para o crescimento dos fios;
  • Redução do frizz;
  • Ação antibacteriana e antifúngica.

Uso para a prevenção da perda de cabelo

Ele que já é usado na Índia há algum tempo com esse objetivo, pode evitar a perda de cabelo, e vários remédios com essa função foram criados pelos povos antigos, usando a combinação de ervas e o óleo de coco para evitar a queda.

Um deles, que ainda é muito usado até hoje, é o que é preparado pela fervura de folhas de sálvia no óleo de coco. Ele pode ser aplicado diretamente no couro, para evitar a queda dos fios.

Produz frescor e ação antibacteriana

Quando aplicamos ele diretamente no couro cabeludo o óleo proporciona um efeito refrescante. O que pode aliviar problemas ligados ao excesso de sudorese no couro cabeludo e diminuir problemas como a caspa.

Isso além de possuir ação antibacteriana e antifúngica, que contribuem para a saúde e ajudam a equilibrar a microbiota capilar.

Retém a umidade

O óleo de coco não é facilmente evaporado, e por isso, ele pode reter a umidade nos fios do cabelo. O que evita os danos e deixa os cabelos sempre macios e úmidos.

Condicionador natural dos fios

Esse é o melhor condicionador para nossos fios, deixa o cabelo brilhante, macio, reduz o frizz e ajuda a prevenir as pontas duplas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *