Coala Notícias

O que é cultura digital? Confira aqui mais sobre ela

O avanço tecnológico vem alterando a maneira que as pessoas levam o dia a dia, o que acabou levando a criação da cultura digital.

Mas levando em consideração todas essas informações, chegamos a pergunta, o que é cultura digital?

A cultura digital está a cada dia mais presente no nosso dia e tem provocado inúmeras transformações na sociedade no decorrer dos anos, especialmente após a pandemia.

Dessa maneira é bastante comum vermos a influência da cultura digital em diversas áreas da sociedade, tais como: educação, por meio do EAD, mundo bancário por meio dos bancos digitais e muito mais.

Portanto, para saber mais sobre o que é cultura digital continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é cultura digital?

A cultura digital refere-se a todas as mudanças provocadas pela tecnologia e pela internet que com o passar dos anos transformou completamente o mundo.

Portanto, o que é cultura digital? Cultura digital é um termo utilizado para descrever o modo como a internet e a tecnologia estão moldando a sociedade.

Essas modificações são resultado do desenvolvimento das DTICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) que estão presentes no nosso dia a dia.

O avanço delas gerou incontáveis contribuições para a sociedade, transformando o mundo e a forma como interagimos com ele.

Desse modo, atualmente, as tecnologias digitais estão tão presentes no nosso dia a dia que para estudar a cultura digital é necessário estudar todos os aspectos da vida do ser humano.

Esse termo foi originado após a difusão da internet para todo o mundo, por meio do uso comum de tablets, computadores e smartphones.

Em resumo, as tecnologias digitais permitiram uma enorme revolução nas relações humanas, garantindo maior agilidade e a possibilidade de se comunicar com pessoas do outro lado do planeta.

Para alguns filósofos, a cultura digital ou cibercultura é a 4ª revolução da comunicação, visto que também existe uma maneira completamente diferente de se escrever para comunicar-se online.

Quais são os pontos principais da cultura digital?

A cultura digital possui certas características que são extremamente importantes para sua existência. Confira:

Internet

A internet é a rede mundial por onde é possível acessar dados online de qualquer lugar do mundo. Além disso, por meio delas é possível acessar redes sociais, jogos e outros serviços.

World Wide Web

A famosa World Wide Web, também conhecida como www, é uma ferramenta que permite acessar documentos, imagens, sites e fazer buscas utilizando a internet.

É importante lembrar que WWW não é a mesma coisa que a internet. A World Wide Web é apenas uma ferramenta que nos permite utilizar a internet.

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

As Tecnologias de Informação e Comunicação são todas os tipos de mecanismos que possibilitam que a informação se espalhe pelo mundo.

Grandes exemplos de TICs são:

  • Computadores;
  • Tablets;
  • Smartphones;
  • Outros.

Desse modo, elas são ferramentas que processam informações em alta velocidade para que elas possam ser acessadas de qualquer outro lugar do planeta

Redes Sociais

As redes sociais são plataformas que permitem a interação e troca de informações de pessoas por meio da internet.

Dessa maneira, pessoas de qualquer lugar do planeta podem comunicar-se umas com as outras de maneira rápida e simples por meio delas.

Bons exemplos de redes sociais são o Facebook, o Whatsapp, o Instagram, o LinkedIn e outras.

Por que a cultura digital é importante?

A cultura digital é importante pois por meio dela surgiram várias inovações nos mais diversos campos da vida do ser humano.

Veja alguns exemplos:

o que é cultura digital educação

Educação

A cultura digital mudou a maneira que as pessoas adquirem seus conhecimentos, seja para ensinar ou aprender.

Todos os processos relacionados à educação ficaram mais dinâmicos e se desenvolveram com o decorrer do tempo.

Sendo assim, surgiu a possibilidade de se aprender sobre qualquer assunto apenas possuindo um dispositivo que lhe permita acessar a internet.

Além disso, foi possível passar a utilizar computadores dentro da sala de aula para agregar ao processo de ensino, além do uso de lousas digitais nas salas de aula.

Desse modo ela também tornou possível a maior acessibilidade na sala de aula, permitindo que as informações sejam acessíveis para todos os alunos.

Ramo empresarial

As empresas públicas e privadas desenvolveram-se de modo mais rápido devido a um planejamento baseado na cultura digital.

Um grande exemplo da cultura digital inserida nas indústrias é o novo modelo industrial que vem sendo adotado, a indústria 4.0.

A indústria 4.0 é um sistema que busca inserir todo o desenvolvimento tecnológico dentro das indústrias, fazendo assim com que todo o processo fique mais automatizado e interligado.

Além disso, tanto nas organizações públicas quanto privadas, novas maneiras de corrigir problemas ou melhorar algo na empresa são pensadas e logo inseridas, e tudo isso graças à cultura digital.

Também é possível a criação de novos modelos de negócios de uma maneira mais rápida e prática, além de também transformar todo o modelo de comércio.

A cultura digital também ajuda a tornar o mercado mais competitivo, visto que as empresas sempre estão buscando inovar em seus produtos e suas formas de fazer negócios.

Comércio e finanças

Com o avanço da tecnologia e inserção da cultura digital ao redor do mundo gerou uma mudança no modo como os produtos e serviços são oferecidos ao mundo. Isso também fez com que o mundo econômico girasse muito mais rápido que antigamente.

Houve também o surgimento do marketing digital, cuja base é a cultura digital, que revolucionou a maneira como os produtos e serviços são oferecidos atualmente.

Ele fez com que os produtos passassem a ser majoritariamente oferecidos online, já que grande parte dos consumidores se encontram lá.

Dessa forma as empresas se viram capazes de gerar um volume maior de vendas pelo fato de conseguirem oferecer seu produto para um número maior de pessoas.

Isso também abre portas para novas empresas se desenvolverem e se consolidarem nesse novo mercado digital.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.