Coala Notícias

Confira aqui tudo sobre e qual o melhor DIU

O DIU é um dos métodos contraceptivos disponíveis atualmente no mercado. Nesse artigo vamos falar mais a respeito dos seus tipos e qual o melhor DIU disponível, continue acompanhando para conferir as informações:

O que é DIU?

O DIU, ou dispositivo intrauterino, assim como a camisinha e as pílulas anticoncepcionais, é um dos métodos contraceptivos disponíveis atualmente no mercado.

Ele se baseia em um pequeno dispositivo que possui o formato de um “T” e é inserido no útero feminino por um ginecologista. Esse procedimento é coberto pelo SUS e pelos planos de saúde particulares.

O DIU também é um método extremamente eficaz, possuindo uma taxa de 0,2% a 0,8% de falha dependendo do modelo escolhido.

Seu funcionamento ocorre através da liberação de substâncias que tornam o útero um ambiente hostil para o espermatozoide, impedindo assim a fecundação.

Ele também pode ser utilizado por outros motivos além da contracepção, como por exemplo para tratar sangramento menstrual excessivo, cólicas menstruais e para proteção do revestimento uterino durante o tratamento hormonal da menopausa.

conheça os modelos de DIU disponíveis no mercado

Conheça os modelos de DIU disponíveis no mercado

Atualmente existem diferentes tipos de DIU que funcionam a partir da ionização ou da liberação de hormônios que atrapalham a fecundação.

Também existem diferentes tamanhos de DIU, que são o convencional e o de tamanho reduzido, que é para mulheres que nunca tiveram filhos.

Sendo assim, confira mais a respeito de cada tipo de DIU:

DIU de cobre

O DIU de cobre é um DIU não hormonal, ou seja, ele não faz o uso de hormônios para exercer sua função. Ele possui um tempo médio de duração de 5 a 10 anos.

Ele consiste em uma peça de polietileno revestida por cobre. Seu funcionamento se dá através da liberação de íons de cobre no útero.

Esses íons alteram as condições do útero, o que por sua vez atrapalha o espermatozoide alcançar o óvulo.

Além disso, eles também promovem a inflamação e cria um ambiente citotóxico, o que afeta a qualidade dos espermatozoides levando-os à sua morte.

Ele também interfere no endométrio, alterando seu formato fazendo com que não seja possível a implantação do óvulo fecundado nele, impossibilitando a gravidez.

As vantagens do DIU de cobre são que ele:

  • Não necessita de trocas frequentes;
  • Pode ser removido a qualquer momento;
  • Pode ser utilizado mesmo durante a amamentação;
  • Possui poucos efeitos colaterais.

DIU de prata

O DIU de prata, assim como o de cobre, também é um tipo de DIU que não utiliza hormônios. Ele consiste em um dispositivo de polietileno revestido com cobre e prata. Assim como o DIU de cobre, ele pode ser utilizado por um período de até 10 anos.

Ele funciona da mesma maneira que o DIU de cobre, porém a prata em sua composição serve para reduzir os efeitos colaterais do DIU de cobre, que são o aumento do fluxo e das cólicas menstruais.

Sendo assim, o DIU de prata funciona mantendo o útero um ambiente hostil para os espermatozoides através da inflamação da parede do útero.

As vantagens do DIU de prata são as mesmas do de cobre, com a vantagem de possuir efeitos colaterais reduzidos.

DIU hormonal (Mirena e Kyleena)

Eles são um DIU hormonal, ou seja, ele faz o uso de hormônios para interferir na fecundação e assim exerce seu papel como contraceptivo. Ele pode ser utilizado por um período de até

Ele funciona liberando levonorgestrel, que é um tipo de progesterona, em pequenas quantidades no útero.

Essa liberação faz com que a camada interna do útero fique mais fina, impedindo a ovulação e contribuindo para o espessamento do muco cervical, prejudicando a entrada do espermatozoide no útero.

Além da prevenção da gravidez, ele também pode ser utilizado para tratar outras condições como sangramento menstrual excessivo e outras.

As vantagens desse DIU são que ele:

  • Reduz o fluxo menstrual;
  • Reduz as cólicas menstruais;
  • Pode ser utilizado para o tratamento da endometriose.

Então, qual o melhor DIU?

Para se escolher qual o melhor DIU é importante consultar-se com um ginecologista, pois somente ele saberá indicar qual o melhor DIU para você.

Isso se deve ao fato de que cada paciente possui um organismo diferente, portanto cada uma é atendida melhor por um DIU.

O DIU causa problemas de fertilidade?

O DIU é um dos métodos anticoncepcionais mais eficazes da atualidade, além de não exigir que a mulher tome medicamentos todos os dias. Desse modo, ele é um método seguro que possui uma longa duração.

Esse dispositivo não afeta em nada a fertilidade da paciente de modo que caso a paciente decida engravidar fazendo seu uso, ela deve apenas procurar o(a) ginecologista para retirar o DIU.

Após sua remoção a mulher já poderá engravidar novamente a partir do próximo ciclo menstrual.

Contraindicações do DIU

Cada DIU possui uma contraindicação diferente, além disso, o fato de que cada corpo reage de uma maneira diferente ao seu uso faz com que existam contraindicações de modelo para as pacientes.

Porém, existem contraindicações gerais a respeito do seu uso que são:

  • Suspeita ou confirmação de gravidez;
  • Infecção genital;
  • Suspeita ou confirmação de câncer uterino;
  • Doença ou câncer no fígado;
  • Alergia a algum tipo de composto do produto.

Leia também sobre: Cirurgia de varizes: como é feita, quais os tipos e preços

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *